Sequelas pós Covid

São Alterações verificadas após a doença, podendo ocorrer em diversos sistemas, com possibilidade de resolução ou não e com gravidade variada

Alguns exemplos de possibilidade de associação a

pos covid:

- Continuidade com alterações em percepção de odores e sabor de alimentos

-Tosse persistente

-Fôlego diminudo

-Dor no corpo generalizada

-Dor de cabeça

-Trombose arteriais e venosas

-alterações  metabólicas -tireóide

Exames Diagnósticos  covid19

-Conforme sinais e sintomas clinicos, tempo de ocorrência dos mesmos testes com coleta de material por meio de swab(" cotonete ') ou coleta de sangue podem ser realizados

-Contudo, no contexto de pandemia e outras informacoes de contato ou de imagem a consideração da doença pode ser realizada na ausência dos mesmos, não sendo sempre obrigatória sua realização a fim de se iniciar orientações necessarias

Asma , DPOC e outras doenças

Pacientes tratados por Asma, Bronquite, Enfisema Pulmonar , devem manter seus medicamentos e tratamentos convencionais e seguir as recomendações médicas e  verificar se suas vacinas preventivas como pneumocócica ( " vacina de pneumonia" ) e contra H.Influenza (" Vacina da Gripe")

Doenças como diabetes, pressão alta,igualmente devem ser continuados, pois mais do que nunca é fundamental o equilíbrio da saúde

Vacinação

Em relação a vacina contra covid19  os critérios de população abrangida são definidas pelos órgãos governamentais, não pelo médico.

Vacinas pneumocócicas e H.Influenza, é recomendado o intervalo de 14 dias entre as mesmas

Pessoas que contrairam covid19, devem aguardar 30 dias apos a mesma para realizar a vacinação contra covid 19

Procedimentos

Cirúrgicos

É importante que se discuta com o médico a doença que possui a fim de se discutir de modo conjunto com o paciente riscos e beneficios do ato cirurgico na circunstância de pandemia.

Existem situações de doença em que tempo e fundamental ao melhor resultado em tratamento e  outras em que em funçãoda pandemia podem esperar um periodo maior

Isolamento e afastamento do trabalho

-Deve- se individualizar cada caso a fim de se estabelecer adequadamente o tempo de isolamento e afastamento de atividades em trabalho, considerando o tempo de inicio de sintomas bem como a condição clinica em que o paciente esteja após a doença